Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34R/3T99KJ5
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21c/2019/05.07.17.11
Última Atualização2019:07.23.12.33.13 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21c/2019/05.07.17.11.10
Última Atualização dos Metadados2019:08.19.07.54.21 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-18211-TDI/2895
Chave de CitaçãoMedeiros:2019:AgApAi
TítuloAn agent-based approach for aircraft assignment problem
Título AlternativoUma abordagem baseada em agentes para o problema de alocação de aeronaves
CursoCAP-COMP-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR
Ano2019
Data2019-05-16
Data de Acesso02 maio 2024
Tipo da TeseTese (Doutorado em Computação Aplicada)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas141
Número de Arquivos1
Tamanho1966 KiB
2. Contextualização
AutorMedeiros, Ivo Paixão de
BancaKörting, Thales Sehn (presidente)
Santos, Rafael Duarte Coelho dos (orientador)
Quiles, Marcos Gonçalves
Rocha, Guilherme Conceição
Rodrigues, Leonardo Ramos
Endereço de e-Mailivopdm@gmail.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2019-05-07 17:11:31 :: ivopdm@gmail.com -> administrator ::
2019-05-20 11:42:57 :: administrator -> pubtc@inpe.br ::
2019-05-20 11:43:24 :: pubtc@inpe.br -> ivopdm@gmail.com ::
2019-06-28 02:56:02 :: ivopdm@gmail.com -> pubtc@inpe.br ::
2019-06-28 13:52:44 :: pubtc@inpe.br -> ivopdm@gmail.com ::
2019-07-01 19:51:59 :: ivopdm@gmail.com -> pubtc@inpe.br ::
2019-08-08 14:00:16 :: pubtc@inpe.br -> administrator ::
2019-08-16 10:59:25 :: administrator -> simone ::
2019-08-16 11:33:06 :: simone :: -> 2019
2019-08-16 11:33:07 :: simone -> administrator :: 2019
2019-08-19 07:54:21 :: administrator -> :: 2019
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-ChaveAircraft assignment
multi-agent systems
integrated vehicle health management
aircraft performance monitoring
prognostics and health monitoring
alocação de aeronaves
sistemas multi-agente
gerenciamento integrado de saúde de veiculo
monitoramento de desempenho de aeronave
prognóstico e monitoramento de saúde
ResumoThis thesis introduces agent-based modeling to solve aircraft assignment problem taking into consideration vehicle efficiency in terms of fuel consumption, aircraft health condition, and flight importance. The solution proposed in this thesis assigns aircraft to routes (set of flights), this thesis assumption is that an aircraft performance monitoring system provides information on fuel consumption efficiency and a prognostics and health monitoring system provides information on aircraft components health condition. Aircraft components health condition are aggregated at vehicle level employing a fault tree representation, which represents systems architecture and components interaction that could lead to aircraft unavailability. Such information is used to determine if a vehicle demands no maintenance, opportunistic or mandatory maintenance. In the proposed model, mandatory maintenance demands are hard constraints, and opportunistic maintenance demands are soft constraints. There are two types of agents in our multi-agent system framework, one representing aircraft assignment task and other representing aircraft itself and they interact by following an ascending biding auction procedure in order to perform a competitive equilibrium approach. Three different fleets and flight schedules were considered to simulate six scenarios aiming to validate our approach. RESUMO: Esta tese apresenta uma modelagem baseada em sistema multi-agentes para resolver o problema de alocação de aeronaves; levando em consideração o consumo de combustível da aeronave, a condição de saúde do veículo e a importância dos voos a serem executados. A solução proposta nessa tese atribui aeronaves a rotas (conjunto de voos); além disso, esse trabalho assumiu como premissa a existência de um sistema de monitoramento de desempenho da aeronave que estima a eficiência da aeronave em termos de consumo de combustível e que também existe um sistema de prognóstico e monitoramento de saúde que provê estimativa da condição de saúde dos equipamentos do veículo. A informação de saúde dos equipamentos da aeronave é agregada a nível de veículo através do uso de uma árvore de falha para representar arquitetura do sistema e a interação dos componentes que pode levar a indisponibilidade da aeronave. Essa informação sumarizada é utilizada para determinar se o veículo necessita de manutenção mandatória, preventiva ou não precisa de manutenção. As demandas de manutenção mandatórias são modeladas como restrições mandatórias e as de manutenção preventiva como restrições flexíveis. Na solução proposta, há dois tipos de agentes, um representando a atividade de alocação de aeronaves e outro representando as próprias aeronaves. Esses agentes interagem seguindo um protocolo baseado na abordagem de leilão com lances incrementais a fim de alcançar uma condição de equilíbrio competitivo. Três frotas e programações de voo são utilizadas para simular seis cenários para validar a solução proposta.
ÁreaCOMP
Arranjourlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > CAP > An agent-based approach...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta source
originais/@4primeirasPaginas.pdf 16/07/2019 11:14 175.0 KiB 
originais/Avaliação final pag 01 e 02 de Ivo Paixão de Medeiros - CAP.pdf 17/07/2019 08:59 525.5 KiB 
originais/Doutorado_Ivo.pdf 02/07/2019 09:44 1.3 MiB
Conteúdo da Pasta agreement
agreement.html 07/05/2019 14:11 1.7 KiB 
autorizacao.pdf 23/07/2019 09:32 1.3 MiB
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/3T99KJ5
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34R/3T99KJ5
Idiomaen
Arquivo Alvopublicacao.pdf
Grupo de Usuáriosgabinete@inpe.br
ivopdm@gmail.com
pubtc@inpe.br
Visibilidadeshown
Licença de Direitos Autoraisurlib.net/www/2012/11.12.20.35
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2017/11.22.19.04.03
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2PHGS
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2017/11.22.19.04
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


Fechar