1. Identificação | |
Tipo de Referência | Tese ou Dissertação (Thesis) |
Site | mtc-m21c.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 8JMKD3MGP3W34R/3T99KJ5 |
Repositório | sid.inpe.br/mtc-m21c/2019/05.07.17.11 |
Última Atualização | 2019:07.23.12.33.13 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/mtc-m21c/2019/05.07.17.11.10 |
Última Atualização dos Metadados | 2019:08.19.07.54.21 (UTC) administrator |
Chave Secundária | INPE-18211-TDI/2895 |
Chave de Citação | Medeiros:2019:AgApAi |
Título | An agent-based approach for aircraft assignment problem |
Título Alternativo | Uma abordagem baseada em agentes para o problema de alocação de aeronaves |
Curso | CAP-COMP-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR |
Ano | 2019 |
Data | 2019-05-16 |
Data de Acesso | 02 maio 2024 |
Tipo da Tese | Tese (Doutorado em Computação Aplicada) |
Tipo Secundário | TDI |
Número de Páginas | 141 |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 1966 KiB |
|
2. Contextualização | |
Autor | Medeiros, Ivo Paixão de |
Banca | Körting, Thales Sehn (presidente) Santos, Rafael Duarte Coelho dos (orientador) Quiles, Marcos Gonçalves Rocha, Guilherme Conceição Rodrigues, Leonardo Ramos |
Endereço de e-Mail | ivopdm@gmail.com |
Universidade | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Cidade | São José dos Campos |
Histórico (UTC) | 2019-05-07 17:11:31 :: ivopdm@gmail.com -> administrator :: 2019-05-20 11:42:57 :: administrator -> pubtc@inpe.br :: 2019-05-20 11:43:24 :: pubtc@inpe.br -> ivopdm@gmail.com :: 2019-06-28 02:56:02 :: ivopdm@gmail.com -> pubtc@inpe.br :: 2019-06-28 13:52:44 :: pubtc@inpe.br -> ivopdm@gmail.com :: 2019-07-01 19:51:59 :: ivopdm@gmail.com -> pubtc@inpe.br :: 2019-08-08 14:00:16 :: pubtc@inpe.br -> administrator :: 2019-08-16 10:59:25 :: administrator -> simone :: 2019-08-16 11:33:06 :: simone :: -> 2019 2019-08-16 11:33:07 :: simone -> administrator :: 2019 2019-08-19 07:54:21 :: administrator -> :: 2019 |
|
3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | Aircraft assignment multi-agent systems integrated vehicle health management aircraft performance monitoring prognostics and health monitoring alocação de aeronaves sistemas multi-agente gerenciamento integrado de saúde de veiculo monitoramento de desempenho de aeronave prognóstico e monitoramento de saúde |
Resumo | This thesis introduces agent-based modeling to solve aircraft assignment problem taking into consideration vehicle efficiency in terms of fuel consumption, aircraft health condition, and flight importance. The solution proposed in this thesis assigns aircraft to routes (set of flights), this thesis assumption is that an aircraft performance monitoring system provides information on fuel consumption efficiency and a prognostics and health monitoring system provides information on aircraft components health condition. Aircraft components health condition are aggregated at vehicle level employing a fault tree representation, which represents systems architecture and components interaction that could lead to aircraft unavailability. Such information is used to determine if a vehicle demands no maintenance, opportunistic or mandatory maintenance. In the proposed model, mandatory maintenance demands are hard constraints, and opportunistic maintenance demands are soft constraints. There are two types of agents in our multi-agent system framework, one representing aircraft assignment task and other representing aircraft itself and they interact by following an ascending biding auction procedure in order to perform a competitive equilibrium approach. Three different fleets and flight schedules were considered to simulate six scenarios aiming to validate our approach. RESUMO: Esta tese apresenta uma modelagem baseada em sistema multi-agentes para resolver o problema de alocação de aeronaves; levando em consideração o consumo de combustível da aeronave, a condição de saúde do veículo e a importância dos voos a serem executados. A solução proposta nessa tese atribui aeronaves a rotas (conjunto de voos); além disso, esse trabalho assumiu como premissa a existência de um sistema de monitoramento de desempenho da aeronave que estima a eficiência da aeronave em termos de consumo de combustível e que também existe um sistema de prognóstico e monitoramento de saúde que provê estimativa da condição de saúde dos equipamentos do veículo. A informação de saúde dos equipamentos da aeronave é agregada a nível de veículo através do uso de uma árvore de falha para representar arquitetura do sistema e a interação dos componentes que pode levar a indisponibilidade da aeronave. Essa informação sumarizada é utilizada para determinar se o veículo necessita de manutenção mandatória, preventiva ou não precisa de manutenção. As demandas de manutenção mandatórias são modeladas como restrições mandatórias e as de manutenção preventiva como restrições flexíveis. Na solução proposta, há dois tipos de agentes, um representando a atividade de alocação de aeronaves e outro representando as próprias aeronaves. Esses agentes interagem seguindo um protocolo baseado na abordagem de leilão com lances incrementais a fim de alcançar uma condição de equilíbrio competitivo. Três frotas e programações de voo são utilizadas para simular seis cenários para validar a solução proposta. |
Área | COMP |
Arranjo | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > CAP > An agent-based approach... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | originais/@4primeirasPaginas.pdf | 16/07/2019 11:14 | 175.0 KiB | originais/Avaliação final pag 01 e 02 de Ivo Paixão de Medeiros - CAP.pdf | 17/07/2019 08:59 | 525.5 KiB | originais/Doutorado_Ivo.pdf | 02/07/2019 09:44 | 1.3 MiB | |
Conteúdo da Pasta agreement | |
|
4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/3T99KJ5 |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34R/3T99KJ5 |
Idioma | en |
Arquivo Alvo | publicacao.pdf |
Grupo de Usuários | gabinete@inpe.br ivopdm@gmail.com pubtc@inpe.br |
Visibilidade | shown |
Licença de Direitos Autorais | urlib.net/www/2012/11.12.20.35 |
Permissão de Leitura | allow from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
|
5. Fontes relacionadas | |
Repositório Espelho | urlib.net/www/2017/11.22.19.04.03 |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3F2PHGS |
Acervo Hospedeiro | urlib.net/www/2017/11.22.19.04 |
|
6. Notas | |
Campos Vazios | academicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype |
|